Notícias Renove 2018


06/12/18

A RENOVE realizou nos dias 04 e 05 de dezembro em São Paulo com o apoio da Mott Foundation (www.mott.org) o seminário para apresentação dos resultados do levantamento de demandas e ofertas de tecnologias e metodologias em Energias Renováveis para a Amazônia. Estiveram presentes instituições associadas (IDEAAS, PSA, Instituto Joazeiro, Instituto Peabiru, Instituto Ecoengenho, Instituto Consciência Limpa, PESACRE (online)) e o ISA – Instituto Socioambiental que também participou do levantamento das informações desde a etapa inicial. Foram discutidos os resultados, desafios e as alternativas de ações estratégicas voltadas à Amazônia para os próximos anos.



   Foto 1. Participantes do seminário da RENOVE em São Paulo.



   Foto 2. Seminário da RENOVE em São Paulo.



   Foto 3. Apresentação online PESACRE.



   Foto 4. Participantes apresentação online PESACRE.



   Foto 5. Apresentação institucional do Instituto Peabiru (Mariana Buoro).



   Foto 6. Debates.



   Foto 7. Apresentação institucional do Instituto Ecoengenho (José Roberto 
   Fonseca).



   Foto 8. Apresentação institucional do IDEAAS (Ligia Kawata).



   Foto 9. Apresentação institucional do PSA (Caetano Scannavino).



   Foto 10. Apresentação institucional do Instituto Joazeiro (Profº Dr. Paulo 
   Carvalho).



   Foto 11. Apresentação institucional do ISA (Ciro Campos).



   Foto 12. Apresentação institucional do Instituto Consciência Limpa (José 
   Henrique Gabetta).



   Foto 13. Apresentação dos resultados do levantamento de demandas e 
   ofertas de tecnologias e metodologias em Energias Renováveis para a 
   Amazônia (Alexandre Castilhos).



   Foto 14. Mesa de debates.



     Apoio


09/11/18

A Renove participou da plenária da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, nos dias 07 e 08 de novembro de 2018 em Brasília. Estavam presentes o diretor José Henrique Gabetta e o Secretário para Projetos Estratégicos Alexandre Castilhos. O diretor José Henrique Gabetta palestrou no dia 08 de novembro abordando o tema “Visão do Mercado de Energia Renovável no Brasil em 2018”, como contribuição da Renove à plenária para a análise de cenários sobre as possíveis políticas de energias renováveis para o próximo governo.




Foto 1.  Dia 1 (07/11/18). Palestrante Maria Lúcia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida) no painel Análise de Conjuntura: Desafios do cenário nacional pós-eleições 2018.



Foto 2. Dia 1 (07/11/18). Palestrante Adriana Ramos (Instituto Socioambiental (ISA)) no painel Análise de Conjuntura: Desafios do cenário nacional pós-eleições 2018.


Foto 3. Dia 2 (08/11/18). Palestrante Prof. Dr. Artur Moret (Universidade Federal de Rondônia (UNIR)) no painel “O cenário energético nacional pós-eleições 2018”.



Foto 4. Dia 2 (08/11/18). Palestrante José Henrique Gabetta (Renove) no painel “O cenário energético nacional pós-eleições 2018”.



Foto 5. Público presente na plenária da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil.




05/10/18

A RENOVE participou no dia quatro de outubro de 2018 em Brasília da reunião do Conselho da Sociedade Civil (ConSoC) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil para colaborar na definição da Estratégia-País do Banco para os próximos anos. A RENOVE apresentou colaborações sobre energias renováveis. Estiveram presentes na reunião o presidente da RENOVE Sr. Fábio Rosa e o secretário para projetos estratégicos Alexandre Castilhos.

O BID desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida na América Latina e no Caribe e também para melhorar a saúde, a educação e a infraestrutura através do apoio financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza e a desigualdade. O objetivo do banco é alcançar o desenvolvimento numa forma sustentável e ecológica.

Os ConSoCs são uma plataforma de colaboração e consulta permanente promovida pelo Grupo BID e integrada por um grupo de organizações da sociedade civil (OSCs) em cada país. As organizações são selecionadas com base no trabalho que desenvolvem e na correlação que mantém com um ou mais pilares da estratégia de desenvolvimento acordados com os governos de cada país membro.



   Sede do BID em Brasília. Fonte RENOVE 2018.



    Reunião ConSoc BID Elaboração Estratégia-País do Banco. Fonte RENOVE 2018.



15/05/18

Foi realizada no dia 26 de abril de 2018 a Assembleia Geral da RENOVE que tratou da prestação de contas do biênio de 2016 a 2018, da apresentação do relatório de gestão e da eleição dos Conselhos para a gestão do biênio de 2018 a 2020.

As instituições eleitas para os Conselhos são apresentadas a seguir.

CONSELHO DELIBERATIVO

IDEAAS (Presidência)
PSA 
Instituto Consciência Limpa

CONSELHO FISCAL

Instituto Peabiru
Instituto Eco Engenho 
Instituto Joazeiro




08/05/18

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) convidou a RENOVE para integrar a Comissão Técnica de Equipamentos para Sistemas Fotovoltaicos. A Comissão Técnica tem como objetivo assessorar o Inmetro no desenvolvimento, implementação e aperfeiçoamento da regulamentação técnica desses equipamentos.

Os representantes da RENOVE frente à comissão serão Paulo Cesar Marques de Carvalho (Instituto Joazeiro) como titular e José Henrique Gabetta (Instituto Consciência Limpa) como suplente.
Tecnologia do Blogger.